Publicado em

Conheça o Haras Serra do Lenheiro – Centro de Equoterapia

No início do ano, a SR Mantas alinhou uma parceria junto ao Haras Serra do Lenheiro/Projeto Thomás, visando beneficiar os pequenos alunos da equoterapia realizada no Haras pela Maria Cecilia, Kelly e equipe.

No entanto, com a situação de isolamento social causada pela pandemia do COVID-19, nossos amigos estão precisando de ajuda, para aquisição de ração e manutenção do espaço, entre outros.

A SR Mantas, acredita que, em momentos como esse, nunca podemos deixar de ajudar, mesmo que seja com o mínimo que pudermos. E isso inclui cuidar dos cavalos, que são fundamentais para as aulas de crianças que necessitam de carinho, dedicação e muito amor em cada minutinho junto ao seu amigo de quatro patas.

Os dados para ajuda são:
Associação Clarear
Banco Santander (033)
Ag 3305
CC 13003790-8
CNPJ 06.177. 972/0001-32

Maiores informações: 32 98887-5055 (Maria Cecília)

Histórico

O Projeto Thomás nasceu no Centro Hípico Serra do Lenheiro em julho de 2016, a partir da observação e empenho do empresário Paulo Vale e sua filha Maria Cecília ao perceber que o convívio da família e de seus filhos com os cavalos trazia um bem viver a todos.
A mola propulsora para o início do Projeto foi proporcionar para nossas crianças qualidade de vida! Desta forma entendeu que poderia compartilhar esta prática com outras pessoas, principalmente àquelas que apresentasse algum déficit biopsicossocial, idealizando assim o projeto de equoterapia.

Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. ANDE-BRASIL, 2009.

 

Recentemente foi sancionada a lei que reconhece a equoterapia como reabilitação: Art. 1o Esta Lei dispõe sobre a prática da equoterapia. § 1º Equoterapia, para os efeitos desta Lei, é o método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência. § 2º Entende-se como praticante de equoterapia a pessoa com deficiência que realiza atividades de equoterapia. Art. 2º A prática da equoterapia é condicionada a parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica… LEI 13.830/2019 (LEI ORDINÁRIA) 13/05/2019. A proposta aqui exposta, visa o atendimento gratuito à pessoas com necessidades de desenvolvimento biopsicossocial, com recomendação médica para a prática de equoterapia em situação de vulnerabilidade social.

Os benefícios da Equoterapia podem ser físicos, psicológicos, educa   cionais e sociais. “Quando se está montado a cavalo, os estímulos são transmitidos ao Sistema Nervoso Central, desencadeando respostas neuromusculares que favoreçam o equilíbrio, adequação do tônus muscular, reações de proteção, fortalecimento muscular, entre outras habilidades motoras que possibilitem maior desempenho ou independência funcional. Além disso, são utilizadas técnicas específicas da área da fisioterapia para atingir resultados ainda mais positivos”.
Pesquisas científicas relatam os benefícios do convívio com animais. “Com o cavalo, não seria diferente. A relação de amizade e afeto pelo animal e de familiarização com o ambiente equestre propiciam ao praticante um caminho de descobertas e novas conquistas”.
No aspecto educacional, o cavalo e o ambiente equestre são facilitadores e motivadores de aprendizagem. “Com a utilização de materiais lúdicos e pedagógicos, é possível, durante a montaria, trabalhar habilidades cognitivas, de memória e atenção”.
Por fim, no âmbito social, a terapia é uma valiosa ferramenta de integração e inclusão social. “Por meio da pratica esportiva, podem-se desenvolver as individualidades, formar para a cidadania e orientar para a prática social”.

 

Os principais benefícios da equoterapia, que consiste no tratamento de deficientes com cavalos, são:
· Melhora o equilíbrio e a postura;
· Desenvolvimento da coordenação motora;
· Estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva;
· Melhora o tônus muscular:
· Aumento a força muscular;
· Facilita a integração social;
· Desenvolvimento da motricidade fina;
· Estimulação do funcionamento dos órgãos internos;
· Aumento da autoestima e da autoconfiança;
· Estimulação do afeto, devido ao contato com um animal;
· Promove a sensação de bem-estar;
Proporciona benefícios a pessoas de todas as idades, aos portadores de deficiência física ou motora, com distúrbios psíquicos e problemas de relacionamento pessoal.

Mais Vendidos