Publicado em

O Cavalo Campolina

O cavalo Campolina possui origem em terras brasileiras, durante o período da monarquia, quando o território nacional era pertencente a Portugal.
No ano de 1870, na cidade mineira de Juiz de Fora, ocorreu o cruzamento entre uma égua, conhecida como Medéia, com um garanhão da raça Andaluz, pertencente ao imperador D. Pedro II. A égua prenha foi entregue por Antônio Cruz, ao seu amigo Cassiano Campolina.
O potro nascido da égua Medéia, foi nomeado de Monarca, homenagem ao Imperador, por ser filho de um garanhão que pertenceu a Sua Alteza. Tornou-se um belo macho e era utilizado como reprodutor na Fazenda do Tanque, no Município de Entre Rios de Minas, de propriedade de Cassiano Campolina, zona dos Campos da Mantiqueira
É uma raça muito requintada para as longas viagens, passeios e para trabalhos de campo nas fazendas. Cavalo de grande porte, delicado, vivo, inteligente, forte e marchador. Muito evoluído, a sua padronização é marcante, visível aos olhos de todos e é vantajosa sua utilização nos cruzamentos de asininos para a obtenção de muares, excelentes para trabalhar na agricultura e no campo.
?

Mais Vendidos